vencedores

vencedores

16 de dezembro de 2011

3ª Edição - 2003 - Adriana Lisboa

No dia 28 de outubro de 2003, a Fundação Círculo de Leitores anuncia na sua sede o vencedor da 3ª edição deste prémio.

Adriana Lisboa foi a autora distinguida pela escrita de Sinfonia em Branco.
Adriana Lisboa


Pilar del Rio e o júri.
Adriana Lisboa junto a José Eduardo Agualusa, um dos membros do júri.
A cumplicidade de sempre: Guilhermina Gomes, Pilar del Rio e José Saramago.


« No romance Sinfonia em branco, Adriana Lisboa arrecada as forças narrativas com singular mestria. Dá curso a um talento literário que enseja a cada página refinado jogo ilusório, pronto a envolver o leitor... Por detrás desta atmosfera dissimulada plácida, tecida com linguagem de severa beleza , explodem conflitos que entrelaça, a todos, à margem mesmo de vínculos familiares e circunstanciais.»
Nélida Piñon

«...o que me parece determinante neste romance , cheio de cumplicidades, invadido por sensações, variedades de cores, sons, cheiros, sabores, é o modo como, através de uma estrutura de narrativa rigorosa e coerente com a sua progressão lírico-dramática, original e fluente, se constrói um universo metafórico sublime e, simultaneamente, quase escatológico.»
Maria Nazaré Gomes Santos

«Sinfonia em Branco de Adriana Lisboa tenta um regresso ao romance clássico. Cheganos assim do Rio de Janeiro uma proposta que recusa, de uma só vez, o barroco tropical, a estética da violência, a exaltação da linguagem pop, e ensaia um discreto e sereno caminho que, de tão esquecido, nos parece agora quase inédito. O estilo é elegante, sóbrio, delicado. O enredo, inteligente, cativa o leitor sem jamais erguer a voz nem o ludibriar - este não é um livro, pois, que arraste o leitor: o leitor é getilmente convidado a seguir em frente. Não é um livro que se devore: é um livro para saborear.»
José Eduardo Agualusa