vencedores

vencedores

1 de dezembro de 2011

1998 - Homenagem a José Saramago





Em dezembro de 1998 o Círculo de Leitores decide comemorar a distinção de José Saramago com o Nobel da Literatura. Numa cerimónia a contar com a presença da então Secretária de Estado da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o Círculo de Leitores recebeu em festa Saramago. Ao mesmo tempo que lhe atribui a o lugar cativo de Sócio de Honra do Círculo de Leitores, é reeditada a sua obra Viagem a Portugal, sendo ainda anunciado, pela primeira vez, a criação do Prémio Literário José Saramago pela Fundação Círculo de Leitores.









Saramago Sócio de Honra do Círculo de Leitores

Na presença da Secretária de Estado da Cultura é anunciada a criação do Prémio Literário José Saramago.

Os afectos. Com Matilde Rosa Araújo e Baptista-Bastos.
Atenta, Pilar del Rio.
No ano em que José Saramago é distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, a Fundação Círculo de Leitores comemora o acontecimento numa sessão a contar com a presença de Saramago e com o então Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho. Institui-se então o Prémio Literário José Saramago. O júri será constituído por Guilhermina Gomes, Nélida Piñon, Pepetela, Pilar de Rio, Vasco Graça Moura, Isabel Allegro de Magalhães, Nazaré Gomes dos Santos e Maria de Santa Cruz.

«Para celebrar, pois,  a grei dos escritores e literatura imortal, reunimo-nos em Lisboa, neste mês de dezembro de 1998, graças a generosa determinação da Fundação Círculo de Leitores, na pessoa do seu Presidente, Dr. Rui Beja, para instituir o Prémio José Saramago.Um prémio que se opondo a tempos tão propícios à fugacidade, à armadilha de uma estética guiada pela ganância do mercado, surge imperativo, com rara eloquência moral. E que não se criou com o propósito de aliviar os transtornos da escritura, ou para consolar o espírito aflito e solitário do escritor. Mas simplesmente  pretendeu abrir-lhe a delicada porta da esperança para que lhe surpreendam o talento.»
Nélida Piñon, dezembro 1998